Será que vale a pena correr os riscos que o uso de anabolizantes traz, para conquistar um corpo com menos gordura e mais músculos? Infelizmente, muita gente acha que sim e prefere arriscar a própria vida para ter resultados a curto prazo.
E como a informação de qualidade é o melhor caminho para fazer escolhas inteligentes, preparei esse artigo, para aqueles que querem entender porque o uso desse tipo de substância sem orientação médica é tão perigoso.
Talvez você esteja se perguntando, “como assim, sem orientação médica, dá para usar anabolizantes sob prescrição?”, explicarei isso a seguir. Continue lendo para saber o que são, para que servem e quais os riscos do uso de esteróides anabolizantes.
Os anabolizantes são versões sintéticas do principal hormônio masculino: a testosterona. São encontrados geralmente na forma de injeções ou comprimidos.
Seu uso pode afetar diferentes partes do organismo, como músculos, ossos, folículos capilares, fígado, rins, sistema imune, sistema reprodutor e sistema nervoso central.
A testosterona é responsável pelo desenvolvimento de características sexuais masculinas, como distribuição dos pelos corporais, voz grave, crescimento do pênis e testículos, além de favorecer o aumento da massa muscular (efeito anabólico).
Como medicamentos, os anabolizantes são utilizados em terapias de reposição hormonal e em algumas situações clínicas específicas.
No Brasil, a ANVISA determina que os anabolizantes só podem ser vendidos sob prescrição médica, com retenção da receita, ou seja, são medicamentos de uso controlado. Além disso, não podem ser comercializados pela internet ou telefone.
Por isso, se você encontrar um site “especializado” em venda de anabolizantes, desconfie.
Porém, como o grande “mercado consumidor” desse tipo de droga é formado principalmente por pessoas que não têm indicação clínica de uso e o fazem para fins estéticos ou para melhorar a performance esportiva, sua venda ilegal é uma realidade.
Lembrando que os esteróides anabolizantes estão entre as substâncias proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Agência Mundial Antidoping (WADA).
Nessa venda ilegal se enquadra a comercialização sem receita dos medicamentos propriamente ditos, mas também de versões falsificadas e até produtos de uso veterinário.
Como medicamentos, os anabolizantes podem ser utilizados no tratamento do hipogonadismo masculino, que é quando os testículos não produzem testosterona em quantidades suficientes.
O hipogonadismo pode ser primário, originário de uma disfunção dos testículos ou secundário, quando deriva de um problema no hipotálamo e na glândula hipófise.
Podemos elencar as reais indicações médicas dos anabolizantes da seguinte forma:
A prescrição médica de tais medicamentos, quando existe indicação clínica, só ocorre após uma avaliação rigorosa, que inclui a realização de exames de dosagem hormonal e análise do histórico de saúde individual e familiar do paciente.
Para que fique bem claro: anabolizantes JAMAIS devem ser usados como parte do treinamento físico para ganho de massa muscular.
Como vimos, existem circunstâncias nas quais o uso de anabolizantes é indicado. Porém, esse não é o caso de pessoas que desejam apenas acelerar a perda de gordura, o ganho de massa muscular ou melhorar o desempenho nos treinos.
Para isso, existe uma fórmula conhecida há tempos: alimentação equilibrada, descanso suficiente, treinos regulares, persistência e…paciência. Não existe fórmula mágica para conquistar força e um corpo definido da noite para o dia.
E a medicina esportiva é uma grande aliada daqueles que desejam obter resultados sustentáveis.
Quem acha que os anabolizantes são a tal fórmula mágica e insiste em utilizá-los corre sérios riscos.
Mesmo quando usados sob orientação médica, os anabolizantes podem ter efeitos colaterais, como ocorre com a maioria dos medicamentos.
E quando o uso é feito sem indicação clínica e por conta própria, os riscos são enormes. Até porque, quando o objetivo é maximizar a hipertrofia, a perda de gordura e a performance, são utilizadas doses altíssimas, comparado à terapia medicamentosa regular.
Sem falar que, ao comprar anabolizantes por meios ilegais, o risco de adquirir um medicamento falsificado é altíssimo. Neste caso, você não tem a menor noção do que está ingerindo ou injetando em seu corpo nem de quais podem ser as consequências.
De modo geral, os malefícios que os anabolizantes podem causar incluem:
Existem ainda efeitos colaterais específicos para o sexo feminino ou masculino.
Em homens
Em mulheres
Será que vale a pena correr o risco de parar na fila do transplante ou sofrer um AVC apenas para ter resultados em menos tempo? Ou é melhor adotar os cuidados com o corpo e o esporte como uma filosofia de vida e colher os frutos a médio e longo prazo?
A resposta parece óbvia.
Então, fica o alerta, o uso de anabolizantes traz riscos gravíssimos à saúde e pode levar à morte, sem exagero. É um atalho muito perigoso!